terça-feira, 7 de outubro de 2008

Texto para incentivar

Perseverança: como gerar energia para seguir em frente:: Bel Cesar ::
A vida é complicada. Quando superamos um desafio surge logo outro em seguida. Sempre encontraremos dificuldades e provavelmente iremos falhar inúmeras vezes, mas se formos perseverantes e sinceros em nosso propósito de vida, as dificuldades não representarão um obstáculo. Com perseverança, podemos seguir adiante sabendo que é possível nos tornarmos pessoas melhores, mais flexíveis e disponíveis para nos ajudarmos e aos outros.Certa vez, Lama Gangchen nos disse espontaneamente: “Esforço sem perseverança, cansa”. O esforço deve, portanto, ser consciente. Precisamos saber para onde estamos indo.A perseverança é uma virtude, resultante do desenvolvimento da generosidade, da disciplina e da paciência.Com a prática da generosidade, perdemos o medo de nos comunicarmos e abrirmo-nos para a vida. Com disciplina, superamos o medo de agir e nossas ações se tornarão claras. Por meio da paciência, conquistamos a segurança necessária para dar continuidade sem olhar para trás.Não basta termos a intenção de manter uma forte força de vontade para termos perseverança. A capacidade de mantermo-nos determinados mantém-se ativa com o amadurecimento destas três habilidades."Nunca nos cansamos de situações quando nossa energia é alegre. Se estivermos completamente abertos, plenamente despertos para a vida, nunca teremos um momento enfadonho”, A perseverança está baseada na alegria de podermos olhar para dentro de nós com espaço, disposição e compaixão, isto é, aceitando o processo de mudança que nos libertará dos padrões negativos do apego, aversão, ignorância, avidez, orgulho, inveja e ciúme.
As etapas para desenvolver a perseverança são: 1. Resgatar a generosidade para conosco mesmos. Cultivar a generosidade em si mesmos é darmo-nos uma nova chance para recuperarmos nossas forças. Como, por exemplo, respondendo à seguinte pergunta: “Como posso me amar mesmo não sendo amado?” Cultive a idéia que de você é capaz de se levantar por seus próprios esforços. 2. Disciplina para cultivar a aspiração de ser quem você quer ser. Deixe-se inspirar pelo incentivo daqueles que vêm o positivo quando você perdeu a clareza. A aspiração é a base de nossa motivação. Inicialmente, precisamos despertar a vontade de sermos como quem admiramos, para então reconhecer que já possuímos o mesmo potencial que necessita ser desenvolvido. Como o arco e a flecha. A motivação é a direção para a qual dirigimos a flecha; a aspiração é a força que usamos para puxar o arco.3. Paciência para manter a mente ligada à motivação, sem se ater a resultados imediatos. Não se deixe levar pelas preocupações que você não pode resolver agora. E procure não se expor enquanto não estiver pronto. Reconhecer nossos limites e respeitá-los assegura a nossa energia vital. Não devemos confundir cansaço físico e mental com nossa auto-imagem. Podemos estar desanimados por falta de energia vital, mas isso não significa que perdemos a perseverança. Nesse caso, é só descansar. Alimentar-se bem e dormir, que a confiança para seguir em frente é recuperada.Antes de qualquer expectativa de realizações rápidas, temos que refletir que ninguém é perfeito desde o começo.Ser capaz de voltar para o Zero e recomeçar pode ser muito estimulante. Pois quando estamos com a sensação de que “já sabemos tudo”, paralisamos nosso aprendizado.A sensação de estar começando algo novo é refrescante, pois há curiosidade e disposição. Nunca desista. Às vezes, somos pegos pelo medo do desconhecido e desistimos no momento mais intenso de nossa jornada, justamente porque pressentimos que o que está para ocorrer é real.

Força de vontade:
Força de vontade Infelizmente, não está à venda. Não é encontrada em loja de produtos importados nem dá para comprá-la por telefone, no estilo das propagandas milagrosas. Quem dera fosse assim! Por isso, se você deseja realizar um sonho, isso depende só, única e exclusivamente de você! “Não dá para ser realizado somente pelos conhecimentos adquiridos nos livros, técnicas, dicas, sugestões etc”. Eles até mostram o caminho, são coadjuvantes do nosso sucesso, mas quem quer alguma coisa tem de protagonizar um papel ativo e colocar a mão na massa. Todo mundo nasce com determinação de sobra. Essa característica não é apenas um dom de algumas pessoas cheias de sorte. Só que a gente vai perdendo a capacidade de acreditar em nós mesmos ao longo da vida por conta das frustrações naturais que sempre acontecem e do desânimo que elas causam. Isso acaba rendendo um discurso muito pouco construtivo, que vem acompanhado pelo baixo-astral: “Eu não vou conseguir”; “Não vai dar certo”; “Eu não sei fazer”... Por isso, antes de entoar aos quatro cantos do mundo que não tem força de vontade para nada, saiba: “O ser humano tem flexibilidade e capacidade de aprendizado para levar adiante todos os seus projetos. Disciplina, paciência e PESERVERANÇA são competências que podem, sim, ser estimuladas”. E é isso o que você vai descobrir aqui refletindo os três passos fundamentais para que você possa ativar a força de vontade que já existe dentro de você:
- Aprenda a respeitar o tempo
-Substitua o sacrifício por prazer
-Celebre as pequenas conquistas

Nenhum comentário: